domingo, 26 de junho de 2011

Edição 14- Desvendando a revista “Tele-Guía”. Capítulo 2, 1973: “Roberto Gómez Bolaños (Chespirito): Charla con Tele-Guía”.

Tele-Guía, México, no. 1099, del 30 de agosto al 5 de septiembre de 1973.



Na edição 10 abordamos um exemplar da revista Tele-Guía publicada no México em março de 1972. Quase um ano e meio depois, no final de agosto de 1973, vamos nos deparar com um cenário bastante diferente na televisão mexicana. O canal Telesistema Mexicano havia se fusionado com a TIM (Televisión Independiente de México). O Canal 2 passava, assim, a ganhar mais destaque, e o Canal 8 apresentava agora uma programação mais reduzida, enxuta. Tanto que de segunda a sexta a programação do canal se iniciava às duas da tarde. Capulina e Chespirito eram um dos poucos nomes a permanecerem na grade do canal 8, que tinha suas tardes recheadas de desenhos animados, ao contrário do Canal 2 que já abria espaço para telenovelas como Maria Teresa, Amarás a tu prójimo e La gata. Lembremos que em 1972 grandes programas da televisão mexicana eram exibidos pelo canal 8, entre eles o clássico Los Beverly de Peralvillo e o nosso Chespirito. Como veremos nos próximos capítulos, no ano seguinte Chespirito passa a ter um de seus programas (El Chapulín Colorado) sendo exibido pelo Canal 2, enquanto o outro (El Chavo del Ocho) permanecia no Canal 8. A edição de número 1099 da revista Tele-Guía trazia, além de toda a programação da semana, uma entrevista exclusiva com Roberto Gómez Bolaños, humorista que começava a despontar na televisão mexicana. Em meio às perguntas sobre o tipo de humor existente em seus programas, Chespirito aproveita para mostrar o grande carinho que tinha pelo seu programa El Ciudadano Gómez, recém cancelado no Canal 8.  Em breve, com exclusividade no La Chicharra, você acompanhará um guia com as sinopses de alguns dos episódios de El Ciudadano Gómez, exibidos em 1973. Por hora, fiquemos com o emocionante depoimento de Chespirito para a revista Tele-Guía, acompanhado de um delicioso passeio pela programação do Canal 8 no final de agosto de 1973. Sigam-me os bons!



No próximo capítulo de Desvendando a revista Tele-Guía: *Canal 2 ou Canal 8? *Maria Antonieta de Las Nieves deixa os programas de Chespirito. *Pampa Pipitzin, e muito mais!!!


Capa da edição 1099, da revista Tele-Guía

Dados editoriais da edição 1099, da revista Tele-Guía

Canais da televisão mexicana apresentados no início do Guia de Programação presente na edição 1099 da revista Tele-Guía.

Carta enviada para a revista Tele-Guía reclamando pelo final do programa Chespirito

Carta enviada para a revista  Tele-Guía sobre os irmãos de Ramón Valdés (Seu Madruga)

Carta enviada para a revista Tele-Guía solicitando o Canal 8 em Yucatán

Notícia sobre a ida de Los Polivoces para o Canal 2

O programa Chespirito, que já não era mais exibido em 1973, entre os melhores de 1972

Sinopse de Sube Pelayo, sube, programa de concursos que contava com roteiro de Rubén  Aguirre (Professor Jirafales)

Guia da programação com a sinopse do episódio de El Chapulín Colorado exibido em  31 de agosto de 1973

Cena do episódio Cómo matar a un Chapulín, sin mortificar a la Sociedad Protectora de Animales, exibido em 31 de agosto de 1973

Guia da programação com a sinopse do episódio de El Chavo del Ocho exibido em  03 de setembro de 1973

Cena do episódio de El Chavo del Ocho, exibido em 03 de setembro de 1973

Publicidade dos televisores General Electric presente na edição 1099 da revista Tele-Guía

Publicidade de Nescafé presente na edição 1099 da revista Tele-Guía


Programação do Canal 8, agosto/setembro de 1973 (Semana de 30 de agosto a 05 de setembro de 1973):
Manhã: Aqui
Tarde: Aqui
Noite: Aqui

Versão traduzida para o português: Aqui

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Edição 13- “Me voy para que la gente descanse de mí”.

Tv y Novelas, México, Año XVII, Número 23, 26/10/1995.


Desde o início do ano de 1995 as páginas da revista Tv y Novelas noticiavam um evento que ocorreria no mês de outubro daquele ano: o programa Chespirito completaria 25 anos no ar. Porém o Canal 2, casa dos programas de Roberto Gómez Bolaños desde 1974, resolveu reformular sua programação. E nessa, Chespirito e outros programas da casa levaram a pior. Faltando alguns dias para o tão aguardado 15 de outubro de 1995, Chespirito foi informado que seu programa sairia do ar, caso o humorista não aceitasse uma proposta de outro horário, em outro canal, nos finais de semana.


A edição de 26 de outubro de 1995 da revista Tv y Novelas trazia na capa a seguinte chamada: “Chespirito se fue, pero no amargurado” (Chespirito se foi, mas não amargurado). Na reportagem presente nessa edição Chespirito é entrevistado por Maricela Marrón. Em um depoimento emocionante o humorista revela que ainda pensava em voltar ao ar; fato que hoje, mais de 15 anos depois, sabemos que nunca foi concretizado.

Francisco Gattorno e Angélica Rivera, La Dueña

A mesma revista também dedicava muitas de suas páginas a novela La Dueña, que havia chegado ao final recentemente. Tal novela, produzida por Florinda Meza e dirigida pelo filho de Chespirito, Roberto Gómez Fernández, tinha como tema a canção Tengo todo contigo, de autoria do criador de Chaves e Chapolin.  Todas as reportagens desta edição de Tv y Novelas, que tratam de La Dueña e seu elenco, poderão ser lidas no idioma original, nessa edição do La Chicharra. Edição coroada pelo emocionante e histórico depoimento de Chespirito: “Vou para que as pessoas descansem de mim”. Nós, fãs de seus trabalhos até hoje, 41 anos depois de sua estréia, ainda não precisamos de nenhum descanso. Seus trabalhos serão eternos em nossas vidas. Boa leitura!

Capa da edição de 26/10/1995, da revista Tv y Novelas

Índice da edição de 26/10/1995, da revista Tv y Novelas


Reportagem especial com os grandes vilões do momento, entre eles os vilões da novela  La Dueña






Nota da coluna "Chismes de la agenda de Jesús Gallegos", sobre a telenovela  La Dueña

Reportagem sobre os bastidores da telenovela La Dueña


Anúncio de CD do "rei" Roberto Carlos, vendido no México




Versão traduzida para o portuguêsAqui